Quantcast
Pin It button on image hover

terça-feira, 27 de agosto de 2013

A velhice e eu...Fotografias de Zélia Gattai Amado

Uma reflexão ilustrada...


Tem dias que você encontra uma foto e ela te atrai tanto, que não tem jeito, monopoliza o tema da postagem do dia. 
Eu adorei essa primeira foto, me passa tanta ternura e uma vontade de ter uma companhia para a minha velhice. 
Não sei o que vai mudar, pois os dias e os anos correm tanto que quando se vê, pronto...chegamos lá. 
É confortável prá mim pensar na velhice, como o auge da vida, um estado sublimado da vivência, onde aprendemos muito, não esquentamos por qualquer coisa, rimos mais...

Sem a decadência do corpo e da mente, uma velhice digna, acompanhada e amorosa; Um desfrutar de todo o caminho e aprendizado. 
Um olhar aberto as reticências da vida, que para o bom olhar registra as mais hilárias soluções humanas. As nossas e a dos demais. 
Quando olho uma foto assim,
 imagino que só o humor sustenta a cumplicidade, garantindo soberania aos que se mantém acima dos dissabores, com a segurança dos que tiveram lucro, 
colecionando apenas coisas boas. 
Lembro do casal Jorge Amado e Zélia Gattai, ela especialmente que admiro muito e muito como mulher.
Vi a série  Anarquistas, graças a Deus, baseada no livro dela, genial! Excelente memorialista, nos reporta para um tempo vivido por ela, rimos com sua boca de tão cativante e amorosa com o que vive que ela foi e para mim,ainda é.
Valorizando o que viveu, por 40 anos fotografou os momentos vividos com  seu amor. Deixando-nos um acervo maravilhoso. 
Na primeira foto, momentos únicos de integração desse casal. 
Na segunda foto temos Jorge Amado com Gabriel Garcia Marquez. 
Na terceira foto, um momento singelo mas de muita união. 
na quarta foto, Pablo Neruda,  
na quinta foto, temos Jean-Paul-Sartre e Simone de Beauvoir, 
ouro puro esse acervo não é mesmo? 
Zélia Gattai Amado era uma pessoa extraordinária, 
viveu um grande amor e compartilhou com a posteridade  um acervo riquissimo da vida pública desse grande autor brasileiro, Jorge Amado,seu companheiro de uma vida inteira e integrada.
Um grande abraço para todos.
Espero que tenham gostado da inspiração de hoje, 
brotou e eu deixei crescer feito uma plantinha.
As fotografias de autoria de Zélia Gattai, encontrei no http://revistacult.uol.com.br/home/2013/04/arquivo-jorge-amado/







Chegar nesse estágio e dessa forma, seria uma bênção.
E eu me emociono e sonho com isso.
Em tempo:a foto inicial eu encontrei no caramichele.tumblr.com, via 
http://pinterest.com/pin/223631937716332269/
beijos!
Continuo achando graça nas coisas, gostando cada vez mais das pessoas, curiosa sobre tudo, imune ao vinagre, às amarguras, aos rancores.
Zélia Gattai


15 comentários:

chica disse...

Eva, adorei tua inspíração e também espero chegar bem na velhice( aliás, já tô nela,rs) beijos,chica

Bia Jubiart disse...

Eva, continue com essa inspiração, ficarei sentada p/ sempre aqui rsrs.
Amei as imagens! Conheci Ilhéus, e passei na frente da casa que eles celebravam vida...

Ando ausente, por conta do trabalho, ms sempre venho dar uma espiadinha, aqui só crescendo...

Bjos e tenha uma semana luz!

madeira em forma disse...

Eva, que lindo. Cada um tem seus planos para a velhice, uns sonham viajar, outros querem dançar muito...
Já eu, quero tudo. rsrsss... Lindo registro de companheirismo entre eles.
Abraço beem apertado para você

Liliane de Paula disse...

"A velhice é um naufrágio" Charles de Gaulle.

angela cristina menegotto disse...

Oi querida, não nos conhecemos não e?
Então eu me apresento parabenizando vc por esse lindo, magnífico e verdadeiro post que me encantou.
Sou uma pessoa que ama e preserva a todo custo a família e o casamento feliz. Pretendo envelhecer e viver por muito tempo com alegria e entusiasmo ao lado do meu grande amor. Amo e admiro casais assim. Essa foto me inspirou e ZÉLIA com certeza uma musa inspiradora...
Um abraço linda flor e espero vc por aqui.
MELISSA E ALECRIM
http://melissaealecrim.blogspot.com.br/

sheyla xavier disse...

Evinha

Que lindo post, eu desejaria um amor assim, que perdure até a velhice transbordando de amor e companherismo. Parabéns pelo post.

Bjoss

Rô... disse...

oi minha amiga,

amei,amei,amei,
a sua inspiração de hoje,
e quando o amor é verdadeiro,
quanto mais tempo vivermos ele,mais felizes seremos e melhor será...
linda postagem!!!

beijinhos

Anônimo disse...

Oi Eva

Amei a inspiração! Como você sou profunda admiradora de Zélia Gattai, a cito em meu perfil do blogger. Li todos os livros dela, são adoráveis, refletem uma pessoa equilibrada, sensata e cheia de vida e alegria.

Zélia e Jorge souberam como poucos valorizar a companhia um do outro, coisa tão rara quanto manter acesa a chama do amor.

Beijos

Beijos

Anônimo disse...

Oi, Eva, ter um companheiro de viagem é uma verdadeira bênção e também espero chegar na minha velhice com muita história pra contar. Linda seleção! Beijo

Dalila Pinheiro disse...

Oi Eva,
Linda sua inspiração, pensar na velhice com resignação, com paz e com amor é o primeiro passo. Vamos trabalhar em todos os sentidos para que isso aconteça, é uma benção!
Excelente e desafiadora citação da Zélia!!
bjs

Angela disse...

Olá querida Eva, obrigada pela visita lá no meu site :) Fiquei muito feliz :) Sempre passo no seu site: ele está me inspirando na decoraçao da casa nova :) Muito obrigada pelas dicas maravilhosas. Beijos!!

Julie Sopetrán disse...

Bellisimas palabras para esa hermosa foto que me ha conmovido! Gracias amiga por traer este gran valor hacia el ser humano, como es el Amor. Me has emocionado. Muchos besos. Hermosa página!!!

decorayadora disse...

Hola Eva , linda fotografía de la vejez , ojalá uno pueda llegar como ellos a esa edad

O meu pensamento viaja disse...

Olha! A "minha" Eva, a minha Evita querida!
Saudades de ti, munha linda!
Adorei o texto e as fotos.
1000 beijos

Andréa Santana disse...

Boa noite minha querida!
Lindo texto, sábias palavras, belas fotos!

Beijinhos, fica na graça e na paz de nosso querido e bom Deus ♥