Quantcast
Pin It button on image hover

terça-feira, 7 de maio de 2013

Reaproveitando...Idéias Simples e de Efeito


Às vezes fico pensando no tempo da escassez das coisas em que a criatividade imperava para satisfazer as necessidades das pessoas. Naquele tempo em que eu era criança, nossos brinquedos eram feitos de caixas de fósforos, tampinhas de garrafas, latas de leite em pó e por aí vai... O aproveitamento das coisas se fazia necessário. E a necessidade faz a hora...
Construíamos carrinhos e caminhõezinhos, casinhas e fogaõzinhos das caixinhas, cavalos e vaquinhas  de ossinhos do mocotó, da sopa ou do feijão. 
Nesse meu tempo de criança, que me parece que foi ontem, hehe... 
os objetos viviam se transformando. 
A reutilização era  líquida e certa.
Sim, nós sonhávamos com muitas roupas novas para escolher, móveis do último grito da moda.. É... a moda gritava de uma vez só, igualzinha para todos. Isso não era bom...
Mas as coisas eram mais duráveis e permaneciam vinculadas a nós.Por falta de opção, será? 

Difícil lembrar do primeiro brinquedo eletrônico, pois a partir do primeiro impacto, o vínculo se perdia em algum canto da casa, mas não se esquecia as vaquinhas. 

Lembro também da minha primeira camisa “volta ao mundo”, importada! nas cores pastéis, cobiçada por todos... até usá-la... Inesquecível! (como o material era nylon duplo, você criava “asas” feito red bull, ehehe), acumulava todos os odores indesejáveis, não adiantava lavar..    

Lembranças à parte, quero dizer que não vou contramão aos avanços da tecnologia, pelo contrário. Sou muito agradecida a explosão genial de ofertas para todos os gostos. 

Lamentável é o consumo desenfreado que se aculturou. Absurdo pelo impulso e pela falta de sensatez. (Compramos muita porcaria a preço de "banana", podemos atualizar para "tomate":)  

Mas.. tudo é um processo e tem o seu momento de amadurecimento. 
Às vezes, a duras penas, adquirimos experiência. 
Já, nas relações amadurecidas com os nossos pertences, buscar qualidade é o que regerá nossas escolhas. 

Faço hoje uma seleção de fotos inspirada no aproveitamento e durabilidade das coisas que escolhemos para a nossa vida.
beijos, muito carinho, saúde...e tudo de melhor para nós!

um cantinho em preto e branco para o trabalho, funciona
organiza e concentra. 
Dizem que o preto é uma cor que estimula a concentração.. 
achei chique esse home office

contas de madeira no fio de luz e almofadas de saco de estopa, arrematam o clima rústico
Quando o problema forem os móveis velhos, a parede velha, capriche em detalhes bem velhos, muitas vezes, melhor que esconder é fazer aparecer ainda mais...
 cadeiras escolares fazem um conjunto perfeito com a mesa púrpura, aprovadíssimo!. foto daqui e  as demais daqui

18 comentários:

Unknown disse...

Recordo os nossos brinquedos feitos de cana ou de pau. As ventoinhas feitas com as cascas dos eucaliptos e com tudo isso e muita imaginação fomos felizes.

A escolha das cores poderá dar uma mudança fantástica dos quartos ou da sala. è preciso saber conjugar as cores e os móveis para que tudo fique bem.

Cláudia disse...

Amei o post, como sempre, gosto de ler o que escreve e ver as fotos que você seleciona tão bem...
Meu marido, quando reclamo de paredes descascadas e outras cositas, costuma dizer: em Mina e'bonito, na França é lindo...rs gostamos de reaproveitar e fazemos, quase diariamente, este trabalho no nosso ateliê. Recentemente, ganhamos 7 carteiras (é, conta do mentiroso...) antigas , daquelas duplas que se usava há um tempinho aí atrás e ando às voltas com ideias para a reutilização das mesmas, seja como banco ou aproveitando a madeira antiga e de boa qualidade...
Vim e quero voltar mais vezes.
Grande beijo.
Claudia Espinoza Andre

Luiza Mallmann disse...

Oi Eva...

vizinha, ri muito aqui c a história da blusa de "volta ao mundo"! Sim, aquele material sintético deixava a gente fedorenta, rs! Eu tb brinquei muito com brinquedos q eu mesma fazia. Adorava bonecas de papel, mas não dava pra comprar a toda hora, então eu desenhava as minhas bonecas, as roupinhas delas... ah, saudade! Casinhas pras fofoletes q eu mesma fazia... vaquinhas feitas de pepino... tempo bom!
Daquele tempo tb temos móveis excelentes - mandei reformar um sofá que ficará pronto na outra semana! Sim, não tinha muita opção como tem hoje, e as casas eram um pouco iguais. A gente via diferença naquelas coisas feitas à mão, artesanato, crochê, tricô, mas que não tinham grande valor, porque todo mundo invejava e desejava o industrializado!
Hoje, o artesanal, rústico e útil está tendo valor (ainda não tanto quanto merece) e estamos às voltas com reciclagem, sustentabilidade e menos consumo! Isso não é ir contra modernidade. Pode se usar a tecnologia e modernidade a favor do combate ao consumo desenfreado, podemos aprender muito mais rapidamente que em anos anteriores, podemos compartilhar em tempo real nossas criações, podemos nos inspirar em hábitos, gostos e costumes de outros povos com uma facilidade muito maior!
Amei seu post, amei os tijolinhos, o antigo!
E aí, tb choveu pedrinha de gelo?

Beijokinhas,

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com

Rosana Remor disse...

Eva, estas ideais são lindas,lindas.Amei a das cadeiras escolares.Bjs.

Ellen Caliseo disse...

Ahh..as cadeiras escolares..deu até saudade.
Adorei o post.
Bjão!

decorar e cozinhar disse...

OI MINHA QUERIDA SAUDADE...BEM REAPROVEITAR ACHO QUE FAÇO ISSO DESDE MUITO PEQUENINA...lembro bem que cortava os fogões,sofá, armarios geladeira etc...que vinham no jornal meu avô colava em um papelão e eu tinha sempre a casa montada e linda...adoro essas lembranças.
querida hoje estou um pouquinho chateada com coisas do marido que acho que depois de velho tá se achando enfim coisas de adriana...mais nada que não se resolva com um bom grito de louca...que sou as vezes...mais foi bom te ver e falar um pouquinho sei que não vai entender mais pra mim foi bom falar parece que esta me ouvindo...obrigada beijocas,fique em paz.
DEUS TE PROTEJA E ABENÇOE SUA VIDA SEMPRE.

decorayadora disse...

Hola Eva todas esas ideas son muy lindas , que tenga una muy buena semana junto a los suyos

evelyne-home-interiors disse...

Bom dia!
Adorei o seu texto, não podia estar mais de acordo. Agora parece que não se dá valor a nada. Também gostei das suas sugestões, embora tenha uma preferida:o esxcritório!
bjos
Avelina

lena disse...

Olá Eva.
Sou fã dessas ideias e há tanta coisa que podemos aproveitar e ter ambientes lindos e originais.
beijinhos grandes.

Rô... disse...

oi minha querida,

gosto muito da idéia de reaproveitar,
adoro as misturas,os estilos diferentes,
a criatividade e o bom gosto,
quando se misturam nos dão de resultado um lindo cantinho personalizado...

beijinhos

Anônimo disse...

Oi, Eva, acho que temos muito ainda a aproveitar, principalmente da época em que as coisas eram duráveis por serem de boa qualidade. Minha casa é catado de móveis e peças de família e de estranhos também que, com pequenos ajustes e alguma releitura, se tornam peças exclusivas que já me acompanham por muito tempo. Beijos!

Pano & Cia. disse...

Amei a mesa roxinha com cadeiras escolares; ficou alegre e criativo.
bjo carinhoso.
Vera.

Unknown disse...

Amei seu post. original...


www.ovelhacorderosa.com.br

Julie Sopetrán disse...

Me encanta esa mesa morada... Siempre en tu blog hay algo especial para mi. Un besiño.

Ana Maria Braga disse...

Adorei relembrar do tempo que usei blusa volta ao mundo. Era azul clarinha e eu me "achava" com ela... rs.
Reciclar sempre é bom para o nosso planeta.
Gostei do post.
bjs, Eva.

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá! Fazia tempo que eu não via essas cadeiras escolares, e adorei elas na decoração! Parabéns pelas dicas e fotos, gostei muito!
Beijos e lindo dia!
CamomilaRosa

Unknown disse...

Oi Eva! :-)

Adorei as idéias! Vou tentar fazer um home office preto e branco aqui em casa tbm, agora q vou voltar a estudar! :-) AMEI o mapa na parece, apesar do seu destaque ter sido nas cadeiras com a mesa lilás! rsrsrsrs Um grande beijo pra vc e bom final de semana! :-)

Patty disse...

Coisas reaproveitadas são sempre bonitas pq geralmente são exclusivas. Bom final de semana, Eva! Bjs.