Quantcast
Pin It button on image hover

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Blogagem Coletiva Há Amor em Mim, eu também estou participando!

Eu também estou participando dessa corrente de amor que Elaine Gaspareto, espalhou pelo ar, o prazo foi prorrogado até dia 01/10 e estou aqui participando e abrindo um pouco de como a minha mãe me ensinou a amar. Nesse aprender a amar que é constante e contínuo e não precisa de tantos abraços para existir, mas nem sempre entendemos o quanto estamos sendo amados e exigimos provas concretas, eheh.
Um amor que é tão único em cada um, que muitas vezes a gente prende e desprende da forma errada, com posses, exigências, egoísmos, ou até necessidade de espelhos para refletir.. até aprender...que esse amor, saindo de nós é a forma mais livre e pura do nosso ser, que através dele, nós somos mais felizes, esse amor que deverá começar por nós e em nós mesmos. Perdi meus pais, muito cedo e fui criada pela minha "mãe" que era madrinha e prima. Éramos cinco filhos. Minha mãe, pessoa muito moderna para época dela, cursou faculdade e era professora, de temperamento muito enérgico. Não permitia muitos afagos. Com seis anos, eu queria muito ter um bichinho de estimação, adorava ir na casa da vizinha que tinha muitas galinhas, lá, eu tinha uma galinha japonesa como animal de estimação, depois surgiram os coelhinhos entre tantos de olhos vermelhos, nasceu um de olho azulão, todo branquinho, parecia uma bolinha de neve. Minha mãe aceitou que eu o pegasse, com a condição de que eu mantivesse o lugar dele, extremamente limpo. O coelhinho fazia muita sujeira, hehe e eu limpava todos os dias, quando chovia, eu o enrolava num pano e cantava prá ele, pois achava que ele ficaria muito triste com a chuva e os dias cinzentos, eu amava muito  o "bolinha" e hoje penso que minha mãe me ensinou a amar através daquele bichinho, pois quem ama, cuida. Porém, um dia, o coelhinho apareceu morto, uma raposa tinha dado um fim na vida dele, a dor foi terrivel, percebi que minha mãe sofria também, me deu a mão e  me contou que quando criança tinha perdido um papagaio da sua estimação, me senti compreendida naquele momento e próxima dela, que era tudo que eu sempre queria. Um animalzinho, funciona com uma ponte pela qual criamos coragem de transpor várias barreiras que nos impedem demonstrar o quanto amamos. Saí de casa aos 18 anos e fui estudar fora, a relação de carinho com minha mãe sempre foi muito travada. Hoje, sei que muitos abraços ela me deu, mas de outras formas, não as minhas, mas as dela. Eu tinha todo o amor do mundo e não enxergava esse amor, acabei me fechando. Fiz a minha vida longe de casa e quando ela ficou doente, muito jovem, 69 anos com Alzheimer, tirei minhas férias para cuidar dela, minha mãe parecia um robô com a doença, ficou hiperativa e não conseguia dormir, queria caminhar 24 horas por dia, o esquecimento era total, aí me ocorreu de cantar as músicas que ela nos ensinava quando crianças e qual foi minha surpresa quando vi que ela lembrava, então, nós caminhávamos pela casa, sem parar, cantando... aos poucos eu comecei a chamar sua atenção para os que estavam ao redor e perguntava como estavam vestidos, ela não poderia olhar no momento que estava me dizendo, e através dessa brincadeira, criamos uma interação, rezávamos, ela lembrava das orações e começou a relaxar mais. Nesses momentos, dei-me conta mais uma vez que minha mãe veio pra me ensinar a amar, e me permitiu demonstrar todo o amor que eu sentia por ela, como sempre quiz fazer. Como eu trabalhava, as férias acabaram e tive que voltar para minha cidade,  logo após minha mãe entrou em coma e veio a falecer. Na época, a dor foi muito grande, mas compreendi que selamos o amor latente de uma vida inteira. E esse amor permanece comigo quando lembro do quanto a vida é rápida e o quanto precisamos amar e ajudar as pessoas a amarem, simplesmente amando, pois é a nossa forma mais bonita de ser.

43 comentários:

Dilmar Gomes disse...

Amiga Eva, tu és uma pessoa especial e viveste uma história linda com tua mãe. Teu relato me levou às lágrimas. Sabes, nós, poetas, temos a sensibilidade à flor da pele e nos comovemos com a beleza dos sentimentos. Eu já sabia que tu eras uma pessoa despreendida, mas agora percebo, que tu és especial!
Um grande abraço. Tenhas um lindo fim de semana, apesar da chuva que vem aí. Beijos.

Ana Maria disse...

Evinha, que lindo seu relato e nos faz pensar que cada um tem sua forma de amar, de sentir , de se expressar.
Aprendestes tanto com a história da tua vida,que és essa pessoa tão amável hoje, tão carinhosa.Mas na vida nada é tão fácil qto parece.
Vc é muito especial... bjo enorme no seu coração!!!!

Ana Maria disse...

Ahm faltou dizer que fiqui emocionada com teu coelhinho...rs

BOLO DOCE BOLO disse...

Olá, parabéns pelo belissimo blog, simplismente amei, já estou seguindo e aproveito para convidá-la à participar do meu blog. Me add tb no facebook, estou como Bolo Doce Bolo Buffet. Bjs e sucesso!!!

Maria Luiza disse...

Eva, muito, muito me comoveu a dedicação pela sua mãe e quantas barreiras você conseguiu vencer dedicando suas férias a ela.O amor cobre tudo. Texto com uma robustez de emoção sem tamanho. Visualizei você cantando para o seu celhinho que era tão indefezo e depois para sua mãe tão indefeza quanto. Eva, que bom que você nos proporcionou esse relato , desnudando-se, rompendo barreiras e se curando. Isso foi cura interior. Fiquei preocupada e logo de manhã, corri no mosaico para ver sua foto, mas não achei. Agora sim fiquei feliz. Colocou o link no comentário dela? Beijão!

Sandra Loffreda disse...

Está explicado pq vc é essa flor que é!
Amar mesmo quando estamos sem forças pra tudo...é o mais difícil, mas quando se aprende, é o que nos sustenta, não é mesmo?
Vc é mesmo uma querida!
Bejocona, flor...gosto de vc hoje mais do que ontem.

Tami Fonseca Sousa disse...

Eva...muito lindo seu relato viu, você é muito especial.

Ótimo fim de semana.
Que Deus esteja sempre com você.

Bjinhuxx carinhosos.
♥ TAMI ♥

Casa Très Chic disse...

Eva, que lindo relato.
Sua mãe ensinou muito mesmo a você, obrigada por dividir algo tão especial conosco.
Beijos
Tereza

chica disse...

Quanta coisinha linda em tua vida que te fez ficar assim...
Linda história dos bichinhos, da galinha, do Branquinho, da tua m~e, dos teus cuidados, músicas com ela.


Lindo isso. Bela participação! beijos,chica

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Adorei sua história de vida! Pessoas como vc só acrescentam!
bjs
juliana cruz

Lillian Accioly disse...

Vc é muito especial!!!!!

Muitos beijos

Lillian
http://lilliandecorer.blogspot.com/

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Eva que linda historia de amor,o teu desprendimento em cuidar nela nas tuas ferias e isso aproximar vcs de forma que ficou como um aprendizado de vida, muito lindo!!Tenho certeza que és uma pessoa especial e linda tb.

Bjs
Leila

Anônimo disse...

Boa tarde Eva! Lendo sua mensagem fiquei emocionada e lembrei da oração da PAZ de São francisco que para mim diz tudo, obrigada por dividir esse dom o amor conosco. Por isso que você é uma pessoa especial. Um abraço!

Andréa Santana disse...

EVA MINHA QUERIDA,SE EU TE ADMIRAVA AGORA TE ADMIRO MAIS, LINDAS PALAVRAS ME EMOCIONEI COM SEU RELATO,VOCÊ É UMA PESSOA LINDA E ILUMINADA.
O AMOR É O BEM MAIS PRECIOSO QUE TEMOS NA VIDA, SEM AMOR NADA SOMOS, DEUS É AMOR E COM ELE VENCEREMOS QUALQUER BARREIRA.

TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA!
BEIJÃO,
ANDRÉA.....

disse...

Olá Eva, que história lindaaaaaaa de vida. Vc tem toda razão quanto ao amor. As pessoas deveriam amar mais, acho que todos esses problemas que estamos enfrentando no mundo (guerra, brigas, mortes...), são tudo gerados pela falta de amor próprio e com o próximo!! Vamos espalhando nosso amor, pois aos poucos podemos tentar mudar algo!! Estou te seguindo e sempre vou dar uma passadinha aqui para ver as novidades. Faça-me uma visitinha www.justfourfriends.blogspot.com, beijinhos Jú:)

ARQUITETURA DO IMÓVEL disse...

Eva, chorei de emoção ao ler tua história de amor...minha mãe, inesperadamente, faleceu faz um ano...entre tantas coisas me ensinou a amar incondicionalmente as pessoas...dizia que todos somos diferentes uns dos outros e que o amor deve prevalecer nessa diversidade.
Querida, bjos e bom final de semana.
Sílvia

RetroMomentos disse...

Eva, que linda sua história. Saiba que estou escrevendo esse coments em meio às lágrimas, pois me emocionei muito.
Vc é uma pessoa muito especial. Parabéns! Fico feliz em conhecê-la msm q virtualmente. Presente de Deus! bjuss e tenha um lindo fds.

Caca disse...

Oi, Eva! Que depoimento mais emocionante! No meu cotidiano eu tenho me certificado cada vez mais que é com amor demais no coração que conseguimos superar as barreiras, dificuldades, intolerâncias, medos e ansiedades. Perdi o meu imão que mais amava há pouco tempo, acompanhei sua doença desde início até o fim e pude partilhar com ele um amor insuspeito, desinteressado e fraterno no sentido mais amplo que possui esta palavra. Parabéns e o meu abraço.

Dite disse...

Minha irmã, a emoção, o amor sempre foi muito intenso e verdadeiro em ti. O teu relato é maravilhoso, choro todas as vezes que leio, e só fez aumentar a minha admiração por ti, toda a tua luta que sempre acompanhei e continuo a acompanhar. Não sei escrever como tu, mas tive que registrar... o amor que tu tens tranforma, educa, torna melhor aqueles que tem o privilégio de desfrutar da tua compnhia. Te amo. Dite

Elizangela disse...

Evinha!!
Que linda expressão de amor!!!
És diferente e especial porque sabes o que é o amor!!!!
Beijos e ótimo fim de semna!!!

Carine Gimenez disse...

Que história linda Evinha!!!
O amor renova,transforma,fortalece,aquece,nos torna melhores.
Fiquei muito emocionada com sua história de amor.
Beijos bonita.

Eva disse...

Obrigada Dite pelo carinho e por seres essa pessoa linda e delicada que eu amo tanto, tenho orgulho de ti, minha irmã querida. bjos!

Eva disse...

Obrigada a todos, pelo carinho, beijos.

Luciana Macêdo disse...

Para mim não existe amor maior do que o que cultivamos em família. Perdi meu pai recentemente, e o amor que sinto por ele parece ainda maior pela saudade e a falta que ele faz no meio de nós.
O amor verdadeiro não escolhe dia, nem local, hora ou a quem, ele simplesmente se instala para sempre.
Bjs!
Lu

Imaculada disse...

Eva querida!
Que lindo testemunho de uma história de amor, carinho, dedicação... Emocionei-me ao ler.
És muito especial... Tens uma alma muito bela!
Abraços!Uma noite abençoada pra ti.

Nil Lima da Silva disse...

Oi Eva, como vai minha querida?
Sua estoria com sua mãe é linda, e as vezes nos só percebemos a beleza dos fatos da nossa propria existencia, quando falamos deles.. quando eles passam...já percebeu como as dificuldades nos une áquelas pessoas que nos amamos?!?!!?
A morte do seu coelhinho...a doença da sua mãe foram momentos duros mas necessários para que barreiras fossem transposta e o sentimento real que unia vocês viesse a tona...
Tenho certeza que sua mãe voltou para a casa do Pai tendo cumprido maravilhosamente bem a missão de criar e educar um ser humano tão integro e cheio de amor como você.
Um grande abraço, fique com Deus, e tenha um final de semana super feliz.

Zuleide Felisberto disse...

que linda historia de vida Eva!! me senti tb um pouco como esta tua madrinha, pq tb meus sobrinhos moram comigo, um foi morar só agora e naõ consigo muito demonstrar amor com afagos, beijos, fico fazendo coisas que eles gostam,p/ demonstrar o amor, queria ser menos travada, mas tb minha mãe não conseguiu ser diferente comigo e hje eu a entendo mais...bjus!

Maruska disse...

Eva, querida, tenho andado um pouco afastada. Além da falta de tempo, um pouco cansada.
Li sua história, e não pude deixar de me emocionar. Relato lindo, coberto de sentimento, e de muita emoção. Uma relação de muito amor com sua mãe.
Te admiro muito, amiga, pela coragem em falar tão abertamente, e de nos dar a oportunidade de conhecer um pouco mais de você. O carinho e a gentileza que aprecio tanto, tem uma origem e uma história de vida forte e linda.
Beijos enorme, e um final de semana maravilhoso!

Renata Guidinha disse...

Eva querida vou confessar... trapasseei nas leituras lá da blogagem coletiva da Elaine. Que vergonha. Sabe o que eu fiz? Estava lendo uma por uma na ordem certinha, mas quando vi que vc havia postado, pulei a ordem e corri pra ler a sua. Que coisa feia, né? Bom agora que já confessei, vou ter que aumentar a quantidade que leria hoje...
Linda e emocionante sua história. Nem conheci o coelhinho e já fiquei com dó, querendo dar um colinho também nos dias de chuva. Que bom que vc pode fazer isso quando criança.
Mãe é algo tão especial que uma vida é pouco pra tanto amor. Tenho certeza que Deus reserva momentos especiais na eternidade entre mães e filhos.
Bjks estaladas de amor
Renata
http://cercaviva.blogspot.com/

Beth disse...

Eva, sofrida mas muito linda sua história de vida e amor!
Beijos,
Beth.

Alessandra disse...

Oi Eva!
Passei para ver sua declaração e valeu a pena!Linda!
Um ótimo fim de semana!
Bjo Bjo

http://eutenhopressaemuitacoisameinteressa.blogspot.com/

Geninha disse...

Amiga, ando tão sensível, que no momento, prefiro me reservar a tantos outros sentimentos. Mas quando estiver melhor, volto para te ler. Apesar de ter plena consciência e total convicção de que sim, Há muito amor me vc.

Bjs!

Lufe disse...

Oi Eva,

Participação emocionante.
Com a vida a gente aprende que há muitas formas de amar. As vezes à epoca não entendemos a forma que as pessoas utilizam, cada uma a sua maneira.Umas mais discretas, outras mais efusivas....
Que bom que voce descobriu a tempo a forma, a maneira de amar de sua mãe.

bjo procê

Patty disse...

É o 5º relato emocionante que leio hoje. Eu só tenho amigas especiais! Eva, acho lindo que vc tenha compreendido a sua mãe, e com certeza isso foi importante para ela. E para vc tb! Super beijo!
Ah, só fico imaginando o coelhinho... eu tive dois, mas o meu pai os comeu... fez uma panelada.. coitadinhos...

casa de fifia disse...

oi evinha
adorei esse post.eu tambem tive uma galinha como animal de estimacao,mas o coelho me foi negado.
vc tem razao cada pessoa tem seu jeito de amar.
ja sabia que vc era uma pessoa especial,mas lendo as suas palavras ,e seus cuidados com sua mae,tive certeza disso.
um gran bacione

Vânia Pinho disse...

Eva querida, que linda história de amor...o amor está dentro de cada um de nós só que de diferentes formas, é assim que eu penso.

bjux e m belo fim de
semana

Vânia PINHO

Unknown disse...

Olá,Eva!
Muito tocante o seu texto!
E que bom que você soube reconhecer e sentir o amor que se apresentava de maneira velada.
Graças à sua sensibilidade,foi capaz de se dedicar inteiramente à quem amava,compartilhando a alegria das descobertas e as dores da perda,aprendendo com isso e se tornando uma pessoa melhor...parabéns!
Um abraço e ótimo final de semana!

Rô... disse...

minha linda,

nem sei o que dizer,
o amor é um mirante nas nossas vidas,
tive muitas dificuldades com o relacionamento com minha mãe,
e sei bem o que escreveu,
senti na pele,
mas o tempo passa e nos ensina tudo,
até reconhecer o que com menos idade não conseguimos perceber...
você é maravilhosa, inteira,
intensa,
é um ser humano lindo que se eu antes já admirava, agora muito mais,
minha querida amiga,
que Deus conserve esse seu jeito de ser,
que te abençoe mais emais cada dia,
e que te cubra de coisas boas e felicidade,
linda história de vida,
uma lição de amor...

muitos beijinhos

Ilaine disse...

Eva, querida! Lindo e profundo o seu relato. Fiquei muito, muito emocionada com tudo o que escreveu. Sim, entre você e sua mãe havia amor de verdade. E a maneira como você a ela se dedicou, é louvável. És uma pessoa muito boa e única. Teu carinho para com os outros é imenso. E se tua mãe teve participação nisso, que feliz e maravilhosa herança você traz no coração. Agora conheço você um pouco mais e isto é muito precioso.

Amiga, obrigada por me visitar e não poupar com sua usual dedicação. Eu ando meio afastada e não estou sendo boa amiga, eu sei. E isto me deixa um pouco triste também. Queria que soubesses que criei uma afeição muito grande por você. Ainda que falte no "Puxe a cadeira e sente", nunca lhe esqueço e, de maneira nenhuma, a minha ausência tem a ver com indiferença. Não, pois sei a dor imensa que em nos causa. Cada amiga virtual é uma espécie de "bolinha" e dele temos que cuidar muito bem. Precisei lhe dizer isto. Obrigada por tudo! Beijo

Roselia Bezerra disse...

Minha flor
O amor expulsa o medo... vc vence quando amam...
Há amor em mim
Há amor em ti
Há amor em nós
Bjm de paz

Ana Carolina disse...

Eva,
Sua história é emocionante, traduz direitinho a pessoa sensível que você é. Me comovi muito com a forma que você conduziu a doença da sua mãe, cheia de delicadeza e amor.
Parabéns querida você é uma guerreira e vencedora.
bjs

Bel Alves disse...

Desculpe só chegar hoje para comentar sobre a blogagem,cheguei e fiquei emocionada com seu relato.Quando temos amor dentro de nós, deixamos ele fluir, essa é sua natureza, dar sem exigir nada em troca.Acredito que fez o melhor no tempo que ficou com sua mãe..
Paz e bem

Vanessa Anacleto disse...

Passando para conferir sua postagem na coletiva da Elaine. Abraço