Uma reflexão ilustrada...
Tem dias que você encontra uma foto e ela te atrai tanto, que não tem jeito, monopoliza o tema da postagem do dia. Eu adorei essa primeira foto, me passa tanta ternura e uma vontade de ter uma companhia para a minha velhice. Não sei o que vai mudar, pois os dias e os anos correm tanto que quando se vê, pronto...chegamos lá. É confortável prá mim pensar na velhice, como o auge da vida, um estado sublimado da vivência, onde aprendemos muito, não esquentamos por qualquer coisa, rimos mais... Sem a decadência do corpo e da mente, uma velhice digna, acompanhada e amorosa; Um desfrutar de todo o caminho e aprendizado. Um olhar aberto as reticências da vida, que para o bom olhar registra as mais hilárias soluções humanas. As nossas e a dos demais. Quando olho uma foto assim, imagino que só o humor sustenta a cumplicidade, garantindo soberania aos que se mantém acima dos dissabores, com a segurança dos que tiveram lucro, colecionando apenas coisas boas. Lembro do casal Jorge Amado e Zélia Gattai, ela especialmente que admiro muito e muito como mulher. Vi a série Anarquistas, graças a Deus, baseada no livro dela, genial! Excelente memorialista, nos reporta para um tempo vivido por ela, rimos com sua boca de tão cativante e amorosa com o que vive que ela foi e para mim,ainda é. Valorizando o que viveu, por 40 anos fotografou os momentos vividos com seu amor. Deixando-nos um acervo maravilhoso. Na primeira foto, momentos únicos de integração desse casal. Na segunda foto temos Jorge Amado com Gabriel Garcia Marquez. Na terceira foto, um momento singelo mas de muita união. na quarta foto, Pablo Neruda, na quinta foto, temos Jean-Paul-Sartre e Simone de Beauvoir, ouro puro esse acervo não é mesmo? Zélia Gattai Amado era uma pessoa extraordinária, viveu um grande amor e compartilhou com a posteridade um acervo riquissimo da vida pública desse grande autor brasileiro, Jorge Amado,seu companheiro de uma vida inteira e integrada. Um grande abraço para todos. Espero que tenham gostado da inspiração de hoje, brotou e eu deixei crescer feito uma plantinha. As fotografias de autoria de Zélia Gattai, encontrei no http://revistacult.uol.com.br/home/2013/04/arquivo-jorge-amado/ Chegar nesse estágio e dessa forma, seria uma bênção. E eu me emociono e sonho com isso. Em tempo:a foto inicial eu encontrei no caramichele.tumblr.com, via http://pinterest.com/pin/223631937716332269/ beijos! |
Continuo achando graça nas coisas, gostando cada vez mais das pessoas, curiosa sobre tudo, imune ao vinagre, às amarguras, aos rancores.
Zélia Gattai
Eva, adorei tua inspíração e também espero chegar bem na velhice( aliás, já tô nela,rs) beijos,chica
ResponderExcluirEva, continue com essa inspiração, ficarei sentada p/ sempre aqui rsrs.
ResponderExcluirAmei as imagens! Conheci Ilhéus, e passei na frente da casa que eles celebravam vida...
Ando ausente, por conta do trabalho, ms sempre venho dar uma espiadinha, aqui só crescendo...
Bjos e tenha uma semana luz!
Eva, que lindo. Cada um tem seus planos para a velhice, uns sonham viajar, outros querem dançar muito...
ResponderExcluirJá eu, quero tudo. rsrsss... Lindo registro de companheirismo entre eles.
Abraço beem apertado para você
"A velhice é um naufrágio" Charles de Gaulle.
ResponderExcluirOi querida, não nos conhecemos não e?
ResponderExcluirEntão eu me apresento parabenizando vc por esse lindo, magnífico e verdadeiro post que me encantou.
Sou uma pessoa que ama e preserva a todo custo a família e o casamento feliz. Pretendo envelhecer e viver por muito tempo com alegria e entusiasmo ao lado do meu grande amor. Amo e admiro casais assim. Essa foto me inspirou e ZÉLIA com certeza uma musa inspiradora...
Um abraço linda flor e espero vc por aqui.
MELISSA E ALECRIM
http://melissaealecrim.blogspot.com.br/
Evinha
ResponderExcluirQue lindo post, eu desejaria um amor assim, que perdure até a velhice transbordando de amor e companherismo. Parabéns pelo post.
Bjoss
oi minha amiga,
ResponderExcluiramei,amei,amei,
a sua inspiração de hoje,
e quando o amor é verdadeiro,
quanto mais tempo vivermos ele,mais felizes seremos e melhor será...
linda postagem!!!
beijinhos
Oi Eva
ResponderExcluirAmei a inspiração! Como você sou profunda admiradora de Zélia Gattai, a cito em meu perfil do blogger. Li todos os livros dela, são adoráveis, refletem uma pessoa equilibrada, sensata e cheia de vida e alegria.
Zélia e Jorge souberam como poucos valorizar a companhia um do outro, coisa tão rara quanto manter acesa a chama do amor.
Beijos
Beijos
Oi, Eva, ter um companheiro de viagem é uma verdadeira bênção e também espero chegar na minha velhice com muita história pra contar. Linda seleção! Beijo
ResponderExcluirOi Eva,
ResponderExcluirLinda sua inspiração, pensar na velhice com resignação, com paz e com amor é o primeiro passo. Vamos trabalhar em todos os sentidos para que isso aconteça, é uma benção!
Excelente e desafiadora citação da Zélia!!
bjs
Olá querida Eva, obrigada pela visita lá no meu site :) Fiquei muito feliz :) Sempre passo no seu site: ele está me inspirando na decoraçao da casa nova :) Muito obrigada pelas dicas maravilhosas. Beijos!!
ResponderExcluirBellisimas palabras para esa hermosa foto que me ha conmovido! Gracias amiga por traer este gran valor hacia el ser humano, como es el Amor. Me has emocionado. Muchos besos. Hermosa página!!!
ResponderExcluirHola Eva , linda fotografía de la vejez , ojalá uno pueda llegar como ellos a esa edad
ResponderExcluirOlha! A "minha" Eva, a minha Evita querida!
ResponderExcluirSaudades de ti, munha linda!
Adorei o texto e as fotos.
1000 beijos
Boa noite minha querida!
ResponderExcluirLindo texto, sábias palavras, belas fotos!
Beijinhos, fica na graça e na paz de nosso querido e bom Deus ♥